21 Abr II Capítulo inserido nas Festas das Cruzes
Barcelos, 21 abril 2018. O II Capítulo da Entronização da Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos” vai realizar-se no dia 29 de abril, em parceria com o Município de Barcelos e integrado no programa das Festas das Cruzes. No sábado 28 de abril às 16h, uma representação histórica das merendeiras à moda de Barcelos, na Casa da Azenha, serve de mote para o evento que vai decorrer no dia seguinte.
No domingo dia 29, as festividades começam às 9h com a receção de boas-vindas na Sala Gótica da Câmara Municipal de Barcelos e o pequeno-almoço nos claustros dos Paços do Concelho às 9h30. A cerimónia de Entronização tem início marcado para às 10h, no Auditório da Câmara Municipal. Às 12h30, no Largo do Município, os participantes e curiosos vão poder assistir a uma atuação da Banda do Galo. A Bênção das Insígnias está agendada para as 13h10 no templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, o mesmo local escolhido para a fotografia de família, às 13h30. O almoço de confraternização vai ter lugar na quinta de Santa Comba na Várzea, a partir das 13h45.
Na cerimónia deste ano, as insígnias d ́”O Galo de Barcelos” vão ser entregues a cerca de 70 novos confrades, com especial destaque para a Câmara Municipal de Barcelos, entronizada como Confrade de Honra. À semelhança do capítulo anterior, este evento vai contar com a presença de várias confrarias e instituições de diferentes pontos do país.
Desde a sua criação, em julho de 2016, o objetivo da Confraria passa por preservar e promover a identidade e autenticidade do Galo de Barcelos. O II Capítulo da Entronização, este ano a cargo da nova direção eleita no dia 21 de novembro de 2017 para o mandato 2017/21, pretende continuar a ser uma forma de diferenciar as instituições da região que respeitem os critérios de excelência e qualidade da marca O Galo de Barcelos, “com uma equipa capaz e determinada em levar os seus desafios avante, com objetos claros e missões concretas para honrar o galo de Barcelos nas suas mais diversas vertentes como a gastronomia, o artesanato e as culturas e tradições da nossa região.”, afirma António Vilas, atual juiz-presidente da Confraria.